Вријеме  8 сата 34 минуте

Број тачака 2200

Uploaded 23.08.2020.

Recorded август 2020

-
-
462 m
2 m
0
6,2
12
24,83 km

Погледана 76 пут(a), скинута са сервера 3 пут(a)

близу Mugia, Galicia (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

O CAMIÑO DOS FAROS

O Camiño dos Faros é um trekking de 200 quilómetros que liga Malpica a Finisterra pela costa. Um percurso que tem o mar como protagonista e que passa por todos os faróis e principais pontos de interesse desta Costa da Morte.

Uma rota que atravessa muitas paisagens diferentes, sempre de frente para o mar e de frente a oeste. Faróis, praias, dunas, rios, falésias, florestas, estuários com um grande número de pássaros, mares de granito, castros, dolmens, aldeias de pescadores, miradouros para o mar, pôr do sol ... e muita magia!

O Camiño dos Faros é dividido em 8 etapas com uma média de 9 horas por etapa, num ritmo lento, com paragens em todos os pontos-chave para tirar fotos, fazer uma pausa para comer e aproveita o passeio ao longo do dia.

O facto de se tratar de um percurso junto ao mar não significa que se trate de um percurso junto à praia. O percurso é de dificuldade média, já que esta costa é muito íngreme, e assim que se estiver circundando algumas falésias o desnível aumenta até aos 100 metros. O percurso total tem um desnível de 4000 metros positivos e 4000 metros negativos.


TRILHAS DAS ETAPAS
(1/8) MALPICA - NIÑÓNS
(2/8) NIÑÓNS - PONTECESO
(3/8) PONTECESO - LAXE
(4/8) LAXE - AROU
(5/8) AROU - CAMARÍÑAS
(6/8) CAMARIÑAS - MUXÍA
(7/8) MUXÍA - NEMIÑA
(8/8) NEMIÑA - CABO FINISTERRE

TRILHA COMPLETA
O CAMIÑO DOS FAROS

SITE OFICIAL
http://www.caminodosfaros.com/


ETAPA 7
MUXÍA-NEMIÑA


A costa de Muxía até ao Farol de Touriñán é uma costa acidentada e quase inacessível que o Camiño dos Faros conseguiu unir criando um percurso espetacular. É considerada a etapa mais difícil do Camiño dos Faros, sobretudo o início, com dez quilómetros de Lourido a Moreira de subidas e descidas contínuas. Aconselhando-se percorre-la com calma até chegar à Praia de Moreira. A partir daí, a etapa suaviza-se até o Farol de Touriñán, ponto mais ocidental de Espanha peninsular, e a Praia de Nemiña, fim desta etapa que não deixa ninguém indiferente.

Saímos de Muxía, seguimos a estrada de asfalto, quando chegamos à Praia de Lourido, uma placa marca um caminho pelo qual descemos até à praia. Atravessamos a Praia de Lourido para, no final, no caminho que sobe ao hotel, seguirmos um caminho estreito (e por vezes irregular) que percorre toda a costa até ao Coido da Agra, de onde já podemos avistar o imponente Monte Cachelmo e sua famosa subida (750 metros de subida de 0 a 150 metros, declive médio 23%). Como recompensa, as vistas ao chegar ao topo são espetaculares, podemos desfrutar de vistas de Muxía com Vilán ao fundo, e de Punta Buitra com Touriñán.


Panorâmica da península que forma o Cabo Touriñán

A partir daí começa uma descida um pouco complicada por um caminho estreito e muito irregular que nos leva até à Praia da Arnela. Logo ao chegar à Praia de Arnela, o caminho afasta-se da costa, subindo pelo pinhal (300m, 21%) até ao caminho Punta Buitra, que seguimos até ao fim. A partir daí, por um caminho estreito, subimos ao cume da montanha, de onde temos uma vista panorâmica do resto da etapa, com Cuño, O Pedrouzo, Moreira e toda a península que forma o Cabo Touriñán.

O percurso continua por um estreito caminho ao longo da costa íngreme em descida até ao Coido de Cuño. Agora seguimos um caminho à esquerda que nos leva pelos bosques do Cuño até Monte Pedrouzo. A subida é longa, mas não complicada (2 quilómetros de subida com uma inclinação média de 13%). O troço termina nas rochas do topo do Monte Pedrouzo, a 271 metros acima do nível do mar. No alto iniciamos a descida pela Ribeira de Viseu até à Praia do Moreira, também muito técnica, com terreno irregular e declive médio em alguns troços de 25%. O caminho começa a descer por um trilho estreito até chegarmos a um caminho de terra, que percorremos por 500 metros até ao início da descida mais íngreme de todo o caminho que nos leva até à Praia de Moreira.

Já na Praia do Moreira, a etapa suaviza-se nesta segunda parte. Embora no início do troço tenhamos uma ligeira subida, depois o caminho continua por largas pistas de terra até ao Farol de Touriñán. Contornamos a península pela direita direita do Farol de Touriñán, toda esta volta à península de Touriñán é feita por um estreito caminho costeiro, que nos leva primeiro às falésias e depois ao farol. O percurso continua em direção a Illa Herboso (ou Illa do Castelo), ponto mais ocidental do Camiño dos Faros e de Espanha continental, até terminar no Coído de Touriñán.


Faro de Touriñán

O pior da etapa já passou e, nesta última parte da etapa, passamos por diversos caminhos de terra até chegarmos ao miradouro de Touriñán, onde temos um pequeno troço de asfaltado de 800 metros que nos leva a um largo caminho de terra até à praia de Nemiña, o fim desta penúltima etapa.

Fonte: http://www.caminodosfaros.com/

FICHA TÉCNICA DA ETAPA
Realização: agosto 2020
Percurso: Muxía - Lourido - Coido da Agra - Monte Cachelmo - Punta Buitra - Coído do Cuño - Monte Pedrouzo - Faro Touriñán - Nemiña
Distancia: 24.8 km
Duração: 8h 32min
Tempo em movimento: 6h 16min
Tempo parado: 2h 16min
Movimento médio: 4,0km/h
Acumulado positivo: 1192m
Acumulado negativo: 1485m





Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Orijentir

APARTAMENTOS MUXÍA MARE

Orijentir

PRAIA DE LOURIDO

Orijentir

REGO VALE DE LAXE

Orijentir

MONTE CACHELMO

Orijentir

PUNTA BUITRA

Orijentir

COÍDO DE CUÑO

Orijentir

MONTE PEDROUZO

Orijentir

PRAIA DE MOREIRA

Orijentir

FARO DE TOURIÑÁN

Orijentir

MIRADOR DE TOURIÑÁN

Orijentir

PRAIA DE NEMIÑA

Коментари

    You can or this trail