Вријеме  2 сата 12 минуте

Recorded октобар 2017

1,7
3,5

Погледана 1467 пут(a), скинута са сервера 169 пут(a)

близу Banca, Bahia (Brazil)

Trilha desde a rodovia BA-142 até a Cachoeira dos Cristais, passando pela Três Barras. Cachoeiras estão no município de Andaraí, mas o início da trilha está mais próximo da cidade de Mucugê.

COMO CHEGAR:
A trilha tem início na beira da rodovia BA-142, que dá acesso à várias cidades da Chapada Diamantina. O ponto inicial está entre os municípios de Andaraí e Mucugê, já na parte alta da estrada. Desde Andaraí, saída de baixo da cidade, são 33km pela rodovia. Já em Mucugê, desde a última saída são 11km até o ponto inicial.

Não há qualquer indicação no local onde a trilha começa, mas não é difícil de localizar. Para quem sai de Mucugê, recomendo prestar atenção na segunda reta longa que existe após as antenas. Já para quem sobe, saindo de Andaraí, atente-se após passar pela entrada de cima de Igatu.

Quase no meio de uma longa reta há uma estradinha de terra discreta que sai perpendicular à rodovia, próximo a postes de energia.

A TRILHA:
A parte inicial é por uma espécie de estradinha sobre lajeados rochosos. Para quem está de carro é possível percorrer um curto trecho com o veículo, deixando-o fora da vista de quem está passa pela estrada. De moto é possível percorrer quase 500 metros, indo até o ponto em que a estradinha acaba e vira uma trilha em single track. De bike dá pra avançar ainda mais, seguindo pelo single track até o ponto "Visual cachoeira", onde começa a descida do chapadão.

A trilha é bem demarcada até o segundo encontro com o Rio Piabas (4,4km), após este trecho é um caminho discreto que segue pelas margens do rio. Somente na chegada à cachoeira dos Cristais é que é preciso pular algumas pedras no leito.

Do ponto inicial ao ponto "Visual cachoeira" a trilha segue praticamente plana pelo topo do chapadão, há somente um declive suave neste trecho. Após ter o visual de uma queda do Rio Piabas, começa uma descida moderada, com alguns trechos em zigue-zague. Após o mirante para o Vale do Rio Piabas é uma descida acentuada até o leito do rio.

No primeiro encontro com o Rio Piabas, atravesse-o em linha reta, andando paralelo ao poço que se forma abaixo. Quando se aproximar da outra margem verá a entrada da trilha. Depois de percorrer um trecho de cerrado, a trilha se aproxima a um encontro do Piabas com seu afluente. É um trecho meio confuso, já que a trilha não está tão demarcada e existem alguns lajeados pra confundir. Siga margeando o afluente até encontrar um ponto em que é possível atravessá-lo com um pulo. Siga pela discreta trilha até reencontrar o Rio Piabas, desta vez com um leito mais estreito.

A trilha te joga para o leito, numa parte onde é possível andar sobre um lajeado (caso o rio esteja em condições normais). Avance alguns metros e entre numa trilha discreta à esquerda. Após passar o primeiro poço do rio, a trilha te joga novamente para o rio. Desta vez atravesse-o e siga pela outra margem por uma trilha discreta. Somente nas proximidades da cachoeira é que será preciso cruzar o rio mais uma vez. Na parte final há uma trilha discreta na margem que te levará diretamente ao poço.

A cachoeira Três Barras possui uma belíssima queda e um excelente poço para banho. A área é bem aberta, então é garantia de sol em boa parte do dia.

De frente para a cachoeira, note que há uma mata ciliar à direita. Para subir, sentido Cristais, é preciso passar por dentro dessa mata. Cruze o rio próximo ao poço e vá avançando entre pedras até o ponto em que é possível notar uma trilha discreta à direita. Esta parte da caminhada vai subindo o leito quase seco de um pequeno afluente do Piabas. Trata-se de uma subida moderada.

Depois de avançar pelo leito, no ponto marcado "subir à esquerda", o leito do rio faz uma curva pra direita. Saia do leito e suba pela esquerda, por uma trilha demarcada, porém discreta. Após cruzar um divisor de águas, você chegará ao Rio Piabas mais uma vez.

Mantenha à direita, depois de alguma centena de metros será preciso atravessá-lo. Este trecho até a Cachoeira Cristais possui a trilha ainda mais discreta que o anterior, sendo sugerido o caminho que possui menos obstáculos. Depois de avançar um pouco pela esquerda, retorne à direita e avance até o fim, andando bem rente ao paredão.

Já próximo aos Cristais a vegetação te joga para o meio do leito, por onde é preciso avançar pulando pedrinhas até o final. A cachoeira possui uma queda belíssima e fica no fundo de um cânion. O poço é menor que o das Três Barras e com muitos blocos rochosos, portanto não é muito bom para nadar. Devido a localização da cachoeira, sol somente até o início da tarde.

Olhando de frente para a cachoeira Cristais, verá que à direita há um cânion mais estreito, por onde corre uma água em direção ao poço da cachoeira. Ao final deste pequeno cânion fica a Cachoeira do Bequinho. Local com pouquíssima exposição ao sol. Se chegar cedo vale a pena explorar.

OBSERVAÇÕES:
> Trilha de nível moderado, para iniciantes pode ser considerada como uma trilha difícil/pesada.

> Atente-se para o fato de que são curtos os trechos percorridos no leito do rio (pulando pedras); as trilhas são discretas, mas estão lá.

> Em caso de cabeça d'água (tromba d'água) saia imediatamente do local. Não há risco iminente de morte caso ocorra esse fenômeno, tendo em vista que os leitos são largos e que será preciso MUITA ÁGUA pra elevar substancialmente o nível do rio. Em relação ao trecho final, que é mais estreito, o rio corre por baixo das pedras. Em caso de cabeça d'água o rio precisa subir até correr superficialmente. Em todos os casos, procure um abrigo.

> Não há qualquer infraestrutura ao longo da trilha, leve água e lanche.

> Trilha com alta exposição ao tempo, use chapéu e protetor solar.

> Trilha estreita em grande parte, quase sempre há o contato com a vegetação: ande com braços e pernas protegidos.

> Cachoeiras inseridas no Parque Nacional da Chapada Diamantina, acesso livre e gratuito.

> Você está em uma unidade de conservação federal, LEVE SEU LIXO DE VOLTA E NÃO FAÇA FOGUEIRAS.

Estrada de terra

Linda!!!

• Слика од Horizonterix

Horizonterix 22.07.2018.

Valeu cada dica. Trilha maneiríssima, maravilhosa cachu Três Barras e espetacular cachu Cristais. Vale cada gota de suor! Retornamos a tarde e chegamos a noite sem estresse. Grande Hélio e suas dicas! Parabéns

• Слика од Hélio Jr

Hélio Jr 23.07.2018.

Horizonterix,

tomara que tenha visto essas cachoeiras com água, fica ainda melhor pra aproveitar. Aproveite bem esses tempos na Chapada, região muito boa! Cachoeira é o que não falta pra essas bandas de Andaraí. Bons ventos!

• Слика од Raul Alexandre

Raul Alexandre 31.12.2018.

I have followed this trail  проверено  View more

Muitíssimo obrigado Hélio, segui seu tracklog(31/12/18) e tudo correu bem, cachoeira com pouca vazão mas o visual bastante surpreendente.
    Refiz a marcação de algumas setas nas pedras que estavam apagadas.
    Forte abraço.

• Слика од Hélio Jr

Hélio Jr 01.01.2019.

Olá Raul,

obrigado pelo feedback. Infelizmente este trecho do Rio Piabas se esvazia rapidamente e nessa época do ano é muito comum pegar a cachoeira com pouquíssima vazão. Ainda sim é um ótimo poço!