Вријеме  4 сата 9 минуте

Број тачака 1780

Uploaded 08.04.2019.

Recorded април 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
934 m
783 m
0
2,4
4,8
9,56 km

Погледана 289 пут(a), скинута са сервера 36 пут(a)

близу Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

LEIA A DESCRIÇÃO.

Trajeto a pé desde a portaria 2 - Retiro, passando pela Cachoeira do Gavião, Erika e Tombador, além do acesso para Andorinhas. Finaliza na cachoeira de Deus, que está logo acima da Fantasminha.

COMO CHEGAR:

Saindo de Belo Horizonte, siga pela MG-010 até a Serra do Cipó. Após a ponte estreita sobre o Rio Cipó, entre à direita na terceira rotatória (Padaria Cipó) e siga direto pela rua até a portaria do parque. São 4,7km da ponte até a portaria.

A portaria foi modificada e instalada uma porteira a alguns metros antes do antigo estacionamento. Desta forma, o carro é deixado na rua de acesso ao parque. No local é feito um simples controle de entrada.

A TRILHA:

Entrando pela portaria 2 do Parque são aproximadamente 800 metros de caminhada por uma via calçada. Após o fim do calçamento a trilha segue por uma estradinha de terra interna do Parque Nacional até a casa de apoio, onde os moradores vendem água e refri. A partir deste ponto a caminhada se dá realmente por trilhas, que estão bem consolidadas e com algumas sinalizações.

A trilha segue em nível, margeando o leito do Rio Bocaina, com pouca variação altimétrica. A vegetação ao longo da trilha varia, ora caminhamos por capões de mata, ora pelos campos rupestres e cerrado. No caminho passamos pelo acesso da cachoeira Andorinhas, pela Cachoeira do Gavião (6.3k) e Cachoeira do Tombador (8.3k). Até esta última a trilha apresenta baixa dificuldade técnica.

Ao chegar na prainha de cascalho da cachoeira do Tombador é preciso atravessar o córrego na saída do poço e tomar um caminho discreto que margeia o poço e leva à queda principal, logo acima. Neste ponto enfretamos o trecho mais técnico da trilha, que é a subida da cachoeira do Tombador. Existem duas opções: enfrentar os afloramentos rochosos bastante inclinados à direita do poço e contornar o morrote; ou realizar uma pequena escalaminhada pela parte seca à direita da queda d'água.

Optei pela escalaminhada por ser um trajeto bem mais curto e rápido, embora seja mais técnico e escorregadio.

No topo da cachoeira do Tombador, avançamos cerca de 180 metros pelo leito do rio, pulando pedras e variando entre as duas margens. Depois saímos do leito pela direita e passamos a caminhar em um trecho de campo rupestre repleto de canelas de ema. Seguimos por trilhas discretas que, mais a frente, se reaproximam do Córrego Capão da Mata.

No ponto indicado atravessamos o Córrego para o lado esquerdo e continuamos a seguir por uma trilha bem discreta, embrenhando entre pequenos arbustos. Após passar por uma drenagem, ponto onde há uma vala, a trilha vai tomando o rumo norte, acompanhando o leito do Córrego Capão da Mata. A trilha segue discreta pela vertente que é bem inclinada, de forma que é preciso se atentar para eventuais escorregões.

Passamos acima de uma pequena queda, conhecida como Fantasminha, e enfrentamos uma descida mais forte e escorregadia para sair no leito do córrego Capão da Mata, por onde subimos até alcançar o poço da Cachoeira de Deus.

Queda bonita e poço muito interessante para banho.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de alta dificuldade técnica, em virtude da escalaminhada na cachoeira do Tombador, do pula-pedra pelo leito do Córrego Capão da Mata e do trecho de trilha discreta para acessar a cachoeira.

- Pela distância a ser percorrida, quase 20k ao total, é fundamental começar a caminhada bem cedo. São aproximadamente 2h de caminhada da portaria do Retiro até a Cachoeira do Tombador. Depois da escalaminhada, são mais 60 minutos de caminhada até a Cachoeira de Deus.

- Não há qualquer infraestrutura ao longo da rota. Após a cachoeira do Tombador a caminhada é feita por locais pouquíssimo visitados. Leve lanche! Boa disponibilidade de água ao longo da rota.

- Use chapéu e protetor solar.

- Cachoeiras inseridas no Parque Nacional da Serra do Cipó, uma unidade de conservação federal. LEVE SEU LIXO DE VOLTA e NÃO FAÇA FOGUEIRAS.

- O Parque não permite acampamento fora dos pontos de apoio (Casa de Tábuas e dos Currais), portanto evite a atividade. A portaria possui controle de entrada e vigias em turno integral, uma eventual entrada com cargueira poderá ser barrada.

- Sinal de telefone (VIVO) nas proximidades da portaria Retiro.

- Não há travessia de cursos d'água volumosos ao longo da trilha, porém em caso de chuva forte, é preciso se atentar com uma eventual cheia no Córrego Congonha (Cachoeira do Gavião), além do Córrego Capão da Mata (da Cachoeira do Tombador em diante). Em dias com chuva as rochas que envolvem a cachoeira do Tombador ficam muito escorregadias, dificultando ainda mais a escalaminhada. EVITE DIAS CHUVOSOS.

- Atenção com animais peçonhentos, principalmente na subida da Cachoeira do Tombador, onde se utiliza as mãos como apoio em vários momentos.
Waypoint

Portaria 2 - Retiro

Река

Afluente Bocaina

Waypoint

Apoio

Waypoint

Afluente Bocaina 2

Waypoint

Afluente Bocaina 3

Waypoint

Afluente Bocaina 4

Waypoint

Porteira - direita

Waypoint

Córrego Dona Odília

Река

Córrego das Panelas

Waypoint

Acesso Andorinhas

Водопад

Cachoeira do Gavião

Waypoint

Cachoeira da Erika

Waypoint

Atravessar córrego

Водопад

Cachoeira do Tombador

Река

Topo - caminhada pelo leito

Waypoint

Direita - saída do córrego

Waypoint

Atravessar Córrego

Waypoint

Atenção: vala

Водопад

Cachoeira de Deus

1 comment

  • Слика од Gustavo.A.Dias

    Gustavo.A.Dias 19.06.2019.

    I have followed this trail  проверено  View more

    Muito boa a descrição da trilha. Essa lendária cachoeira sempre foi um sonho de consumo meu. A parte entre o ribeirão do Tombador e a Cachoeira de Deus é um pouco complicada de seguir devido ao mato alto e a inclinação da encosta.

You can or this trail