Moving time  2 сата 27 минуте

Recorded фебруар 2019

2,4
4,8

Погледана 228 пут(a), скинута са сервера 23 пут(a)

близу Sortelha, Guarda (Portugal)

Desta vez a opção foi conhecer o núcleo medieval de Sortelha, uma das mais belas e bem conservadas Aldeias Históricas de Portugal e percorrer o PR7 de Sabugal, "Caminho Histórico de Sortelha".
O percurso inicia junto às muralhas do Castelo de Sortelha, primeiro e já dentro das muralhas, percorremos todo o centro medieval, a conhecida e bem preservada aldeia de Sortelha, após visita ao interior saímos pelo portão virado para a Serra da Estrela e iniciamos uma descida pela calçada medieval e depois por uma antiga vereda, esta descida atravessa a ribeira e segue até à aldeia da Azenha, ao chegar à estrada em asfalto, perto desta aldeia, viramos à direita para sair novamente da estrada e iniciar a subida de regresso a Sortelha, esta subida inicialmente por caminhos antigos leva-nos até à mina de exploração de urânio, a partir daqui a subida torna-se mais íngreme e termina já na estrada de alcatrão de ligação a Sortelha, ao chegar a Sortelha subimos até ao alto onde se situa a torre do relógio e daqui por carreiro em granito tipo escadaria seguimos até às portas das muralhas do Castelo onde inicia o percurso oficial.
É um percurso bem sinalizado e curto de cerca de 9km, relativamente fácil, no entanto a última subida com cerca de 3 km pode ser dura para os menos habituados a este tipo de percursos, existe uma alternativa mais curta o PR7.1 que pode ser realizada para aqueles menos habituados.
Este percurso vale pela visita à aldeia Medieval de Sortelha, uma aldeia histórica e com história, sem dúvida uma das maravilhas de Portugal, aconselho a uma visita para quem não conhece.