Преузми

07. мај 2019.

април 2019
Подијели

Погледана 322 пут(a), скинута са сервера 22 пут(a)

близу Eriste, Aragón (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

CASCADA DE ESPIGANTOSA - REFUGIO ÁNGEL ORÚS (S-4)

Fomos ao Parque Natural de Posets-Maladeta com o objetivo de conhecer parte desta cordilheira e fazer a ascensão a dois dos seus cumes mais emblemáticos: POSETS (3.375m) e ANETO (3.404m).

Os dois primeiros dias desta pequena aventura pelo Parque Natural de Posets-Maladeta estavam destinados à aproximação e ascensão do Posets com pernoita no Refugio de Ángel Orús.

O atual Refúgio Ángel Orús foi construído sobre o antigo refúgio, do qual toda a estrutura foi preservada e que, naturalmente, teve proporções mais modestas. Deve seu nome ao corajoso escalador e alpinista aragonês Ángel Orús, que desapareceu numa avalanche em Chamonix. É um refúgio guardado durante todo o ano de onde partem numerosas excursões através do maciço, sendo a mais emblemática a ascensão ao Pico Posets (3.375m).

Este percurso é o clássico itinerário para o Refúgio Ángel Orús, localizado a 2.100 metros, sob as agulhas d`El Forcau.

Começamos o trekking de aproximação ao Posets no parque de verão, seguimos o Sendero S-4 do Parque Natural Posets-Maladeta comum ao PR-HU-36, que parte do povoado de Eriste e atravessa o vale com o mesmo nome…. O Sendero S-4 começa no parque de estacionamento da cascata de Espigantosa, no final da estrada de terra, desde aqui grande parte do desnível já foi vencido de carro, estamos à cota dos 1.500 metros, resta-nos vencer um desnível de 600 metros até ao Refúgio Ángel Orús.

Seguimos o caminho, pouco depois encontramos a cascata e ponte de Espigantosa. Depois de atravessar a ponte sobre o rio Eriste, continuamos o trilho ascendente que corre ao lado da Fuente de la Tabernera. Depois de ignorar o sinal que nos mostra o caminho para subir ao Refúgio de Clot de Chil, seguimos o nosso trilho, a inclinação é suavizada nos prados de Les Riberetes onde o vale se abre. Passamos perto da Cabaña de Riberetes, que não pode ser vista do caminho, tem-se que caminhar 50 metros entre as árvores para vê-la… Agora por entre rochedos e depois ao longo de pequenos riachos que deslizam entre o pinheiro negro superamos uma inclinação muito forte em ziguezague que nos levará ao Refúgio Angel Orús ou Forcau (2.100 m de altitude).

A partir daqui temos uma excelente panorâmica do Pico Es Corbets, Valles de Llardana y Llardaneta, Las Crestas del Forcau e a impressionante cascata de La Bal d'es Ibons.

O Refúgio de Ángel Orús é agradável, pernoitamos numa camarata com casa de banho. O dia seguinte reserva-nos a ascensão ao Pico de Posets (3.375m).

Acesso de carro ao Parque de Espigantosa
Como referência para chegar ao parque de verão, podemos ter a bonita albufeira de Linsoles à nossa direita. Entramos em Eriste e atravessamos o povoado pela estrada em direção a Benasque. Ao sair de Eriste, a cerca de 400m, fazemos um desvio para a esquerda, onde o refúgio Ángel Orús está sinalizado. A estrada, de aproximadamente 5km, entra no vale de Eriste e sobe rapidamente traçando uma série de ziguezagues. Durante o primeiro quilómetro a pista é pavimentada, depois torna-se pedra solta mas está em bom estado até ao estacionamento de Espigantosa. (Coordenadas: N 42° 36.839' E 0° 28.704')

IMPORTANTE: Atualmente, o acesso pelo caminho florestal é regulado de 1 de julho a 12 de setembro, e somente veículos autorizados podem transitar até ao Parque de Espigantosa. Durante esse período do ano pode-se subir em transporte público habilitado pelo município de Eriste ou Castejón de Sos.

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.