julioettore

Recorded јул 2017

3,1
6,1

Погледана 1217 пут(a), скинута са сервера 41 пут(a)

близу  Pantanal, Santa Catarina (Brazil)

Esta variante da trilha da Antena faz a descida por uma trilha alternativa, até a cachoeira do poção do Córrego Grande. O morro da Antena é um dos mais altos da ilha e tem uma vista bastante interessante. Está dentro do Parque Municipal do Maciço da Costeira, uma área de preservação permanente.

A trilha começa na rótula da Eletrosul, no bairro Pantanal, subindo uma área residencial. É preciso pegar a primeira à direita e depois à esquerda pra chegar à estrada que leva até o topo do morro. Em quase todo o caminho é uma estrada de terra bem aberta, trafegável até com veículos 4x4. A melhor vista panorâmica está no meio do caminho da subida, onde se vê desde a Serra do Tabuleiro até Biguaçu, com o Morro da Cruz e a região da UFSC. Pra chegar lá se pega, na estrada principal, uma trilha curta à direita - este ponto está indicado no tracklog logo após uma reiniciada na trilha, por isso a linha reta, resolvi pausar porque não estava conseguindo achar o ponto. Também por isso há um retorno até uma parte mais baixa, quando ainda estava procurando este ponto.

A estrada segue até o topo do morro. Em um determinado ponto atinge-se uma clareira com três opções: à direita a estrada sobe até o topo do morro; reto segue a trilha da Antena pela crista do morro; à esquerda desce para o Poção.
No topo do morro há uma casa de máquinas e uma antena. A vista é bem limitada por ali, não existe um cume e há muita mata, então nem é imprescindível ir até lá.
Nesta trilha optei em descer pela esquerda na clareira. A trilha de descida é bem aberta e fácil. Ela termina na Rua Rosa, depois é preciso pegar uma outra rua à direita e, no fim dela, seguir por mais uma trilha - desta vez em mata fechada. Mais uma virada à direita e você sairá no Poção do Córrego Grande, podendo terminar a trilha com um banho de cachoeira.

Nesta configuração a trilha fica mais curta, fácil, e agrega uma cachoeira, o que a deixa mais atrativa.
A subida exige preparo físico, são mais de 400 metros sem parar, por isso classifico como moderada.