Вријеме  један сат 15 минуте

Број тачака  214

Uploaded 14.09.2018.

Recorded септембар 2018

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
760 m
713 m
0
0,3
0,6
1,11 km

Погледана 221 пут(a), скинута са сервера 10 пут(a)

близу  Atajate, Andalucía (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

A Via Ferrata de Atajate está situada no município de Atajate, província espanhola de Málaga, comunidade autónoma da Andaluzia, na estrada A-369, entre Ronda e Gaucin, numa parede chamada Los Tajos, no limite do Parque Natural Sierra de Grazalema. Após a restauração das ferratas do Tajo de Ronda, a Ferrata de Atajate também foi construída para formar a Rede de Vias Ferratas da Serrania de Ronda, tendo sido equipada em 2011. É combinável com as ferratas de Benadalid, Benalauria e Ronda, dada a sua proximidade.

Via ferrata de dificuldade baixa-moderada (k2-K3), curta e vertical, com 87 metros de via equipada e 40 metros de desnível, bastante variada e divertida. A via combina três secções verticais, juntamente com uma seção horizontal intermediária e duas pontes suspensas, uma ponte nepalesa (mono) e outra tibetana com cerca de 30 metros e com uma sensação de altura importante. Ainda a referir um extra-prumo na primeira secção e a travessia lateral também tem um suave extra-prumo, o que não faz da via difícil, sendo realizável por iniciantes nesta atividade. A paisagem é espetacular, há excelentes vistas da vila, vale de Genal e Serra del Oreganal.

O equipamento da via está feito com grampos ondulados em boas condições e bastante próximos que fazem com que não seja demasiado complicada a progressão. Os cabos das pontes estão com tensão suficiente para a atividade.


Panorama do Valle del Genal desde a Via Ferrata

DESCRIÇÃO DA VIA FERRATA

Iniciamos a atividade no estacionamento da Calle Nueva, em Pueblo de Atajate, junto a umas letras gigantes alusivas ao MOSTO, uma das atividades culturais e económicas mais importantes do município. Seguimos pela Calle Nueva, na sua bifurcação seguimos pela esquerda pelo PR do Mosto, o percurso está bem sinalizado existindo vários indicadores da Via Ferrata que nos levam até à base de Los Tajos, local de início da ferrata.

A primeira secção é vertical, onde a altura é rapidamente ganha com a ajuda dos grampos, termina com um extra-prumo, seguindo-se uma travessia aérea à direita que culmina na ponte nepalesa com 9 metros de comprimento.

Uma vez passada a ponte mono, continuamos usufruindo da sua ascensão até chegarmos à ponte tibetana com uma vista magnífica sobre o vale de Genal e Serra del Oreganal. Ultrapassado este último obstáculo segue-se a última secção vertical que não apresenta grande dificuldade e nos deixa no cimo de Los Tajos com belas vistas sobre Atajate, Vale Genal e a Sierra del Oreganal. Termina aqui a via ferrata.

O regresso faz-se pelo caminho bem definido até ao Mirador de Los Sauquillos. Uma vez aqui, continuamos a descer em direção ao estacionamento pelas ruas já utilizadas anteriormente, até à Calle Nueva, e pouco depois chegamos ao carro.


Croqui da Via Ferrata de Atajate

Ficha técnica:
Ano de construção: 2011
Iniciação: Sim (K2-k3)
Tempo de acesso: 5 min
Tempo de regresso: 10 min
Distancia equipado: 87 m
Distancia total c/acessos: 0,9 km
Desnível total: 40 m
Extra-prumos: Sim
Pontes: Sim (Nepalesa 1, Tibetana 1)
Tirolinas: Não
Época: Todo o ano
Pago: Não

IMPORTANTE, por muito “acessível” que pareça uma via ferrata, a progressão deve-se fazer sempre utilizando um sistema específico de auto-asseguramento cuja principal caraterística é a capacidade de dissipar a altíssima energia que advém dos elevados factores de queda que se geram nos acidentes em ferratas.



Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

2 коментар(а)

  • Слика од DiogoPmoreira

    DiogoPmoreira 18.09.2018.

    I have followed this trail  View more

    Via ferrata curta e vertical mas com atrativos suficientes...

  • Слика од Caminhantes

    Caminhantes 18.09.2018.

    Obrigado por comentar e avaliar a trilha mktHiker.

You can or this trail